Postagens populares



15 de agosto de 2013

Quadrinhas Populares

QUADRINHAS


O que são?

Também conhecidas como poesias populares, as quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo. Compostas por quatro versos (dai vem o nome) se caracterizam por possuir rimas muitas vezes imperfeitas e escrita muitas vezes incorretas. Porém, são legais e interessantes justamente por serem simples e usarem uma linguagem bem popular. Muitas quadrinhas se caracterizam também pelo humor de cunho popular. As rimas costumam aparecer no 2º e 4º versos.

São usadas para expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo. As quadrinhas populares são muito usadas em desafios, jogos de adivinhações e provérbios.

Exemplos de Quadrinhas Populares:

Andorinha no coqueiro,
Sabiá na beira-mar,
Andorinha vai e volta,
Meu amor não quer voltar.

_____________________________

O colo desta menina,
É branco como algodão,
Tem a beleza das garças,
Voando pelo sertão.

_____________________________

Palavras fora da boca,
É pedra fora da mão,
Tu tens me dito palavras
De cortar-me o coração.

_____________________________

Esta noite tive um sonho,
Mas que sonho atrevido,
Sonhei que era o babado
Da barra do teu vestido.

_____________________________

Chove chuva miudinha,
Na copa do meu chapéu
Antes um bom chuvisquinho,
Do que castigo do céu.

_____________________________

Eu coloquei meu nome,
No teu relógio, querida,
Faça agora o que quiser,
Das horas da minha vida.

_____________________________

Você me mandou cantar,
Pensando que eu não sabia,
Pois eu sou que nem cigarra,
Canto sempre todo dia.

_____________________________

Se vires a tarde triste,
E o ar a querer chover,
Saiba que são os meus olhos,
Que choram por não te ver.

_____________________________

Com jeito tudo se arranja,
De tudo o jeito é capaz,
A coisa é ajeitar o jeito,
E isso pouca gente faz.

_____________________________

Se eu soubesse que ocê vinha,
Eu mandaria buscá,
Com sombrinha enfeitada,
Só pro Sol não te queimá.

_____________________________

Laranjeira pequenina,
carregadinha de flores,
Eu também sou pequenina,
Carregadinha de amores.

_____________________________

Escrevi teu lindo nome,
Na palma da minha mão,
Passou um passarinho e disse:
- Escreve em teu coração.

_____________________________

De encarnado veste a rosa,
De verde o manjericão,
De branco veste a "sucena"
De luto o meu coração.

_____________________________

Batatinha quando nasce,
Se esparrama pelo chão,
Minha amada quando dorme,
Põe a mão no coração.

_____________________________

As estrelas nascem no céu,
Os peixes nascem no mar,
Eu nasci aqui neste mundo,
Somente para te amar!

www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário